Douro Experience

A tradição de São Martinho e a festa do Magusto

TRADIÇÃO DE SÃO MARTINHO À FESTA DO MAGUSTO 

Castanhas Quentinhas e muita alegria no outono

castanhas-quentinhas-da-tradicao-de-sao-martinho-a-festa-do-magusto

Em Portugal, o outono e a chegada efetiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. A tradição manda que, de norte a sul, se comam neste dia castanhas assadas, se beba vinho novo e água pé.

11 de novembro é o dia em que, tradicionalmente, a família se reúne para celebrar a chegada do tempo frio que se antecipa com as celebrações do São Martinho. Esta celebração tem vários costumes associados que valem a pena lembrar, festejar e saborear…

A lenda remete para Martinho de Tours – um militar, monge, bispo e santo católico, nascido no ano de 316 e falecido a 397.

A lenda de São Martinho conta que, certo dia, o soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.

Assim, quase sempre na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o “verão de São Martinho”.

É tradição, então, no dia 11 de novembro fazer-se um Magusto que implica assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Antigamente, e como ainda é possível verificar-se nalgumas localidades mais pequenas, grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde as castanhas estarão a assar, para também beberem a jeropiga, ginjinha ou água-pé. A batata doce é, igualmente, muito comum nesta altura do ano e pode fazer parte do magusto de São Martinho.É tradição neste dia as pessoas juntarem-se e assarem castanhas numa fogueira

A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, de onde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Já a jeropiga é preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, ficando uma bebida mais doce e mais alcoólica que o vinho.

Quando nasce no castanheiro, a castanha está protegida por um revestimento de picos – o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai para ser apanhada, podendo ser esta uma das razões pelas quais o fruto sempre esteve associado à celebração deste dia.Antes de se poder apanhar as castanhas, elas estão protegidas pelos seus ouriços revestidos de picos

A par do que se come, também é tradição o entoar de cânticos e, para uma tradição mais vincada, as brincadeiras entre amigos passam por se enfarruscarem uns aos outros com as cinzas.

Nosso passeio em 2020, é um passeio sem ser em Grupo, nos padrões clean and safe, as famílias irão por conta própria e poderão distrital de um almoço e uma visita descontraída a uma das quintas mais tradicionais do Douro.

Programação completa aqui:

https://portoroutes.com/2020/10/10/magusto-no-douro-com-almoco/

E nada melhor que apreciar umas belas castanhas e um copo de jeropiga num Cruzeiro no Douro

Já diz o provérbio: “Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho”!

https://portoroutes.com/2020/10/10/magusto-no-douro-com-almoco/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.