Os caminhos de Santiago de Compostela e sua história.

Se você assim como eu, ficou curioso por entender o porquê das peregrinações à Santiago de Compostela, e a importância de sua história dentro do contexto político e religioso. Então embarca junto com a gente nessa leitura!

Quem era Santiago? Primeira coisa que precisamos saber!

Tiago (São Tiago) em espanhol (San Tiago) era, além de apóstolo , primo de Jesus Cristo.

Pouco tempo após a morte de Cristo no ano de 33, Tiago partiu para os reinos que hoje formam a Espanha e lá começa a pregar a Doutrina Cristã.(Para isto muitos estudiosos da área ainda questionam provas que comprovem tal fato.).

Em 43, Tiago volta a Jerusalém e sofre violenta perseguição e como era um dos mais influentes pregadores do Cristianismo foi aprisionado e executado. Antes da execução ainda realizou um de seus milagres mais importantes: a cura de um paralítico.

O corpo de Tiago foi esquartejado pelos seus executores , dois de seus discípulos , Teodoro e Atanásio recolheram osso restos mortais do apóstolo e e cumpriram o desejo de Tiago…ser enterrado em terras ibéricas.

Tiago foi sepultado na cidade de Iria Flavia atualmente arredores da cidade de Padrón, província de La Coruna na Galícia. Esta região era chamada de “Finis Terrae”, isto é os Confins da Terra, por ser o ponto mais ocidental da Europa. o túmulo de Tiago acabou sendo esquecido pelos 769 anos seguintes.

Para entender o que se sucede…vamos para uma parte muito importante da história da Europa, a Reconquista (711-1492).

Ano 720 – Primeira Resistência dos Refugiados Cristãos

Ano 722 – No reino das Astúrias (muçulmanos x visigotos (liderados por Pelágio). Através de uma armadilha atraem os muçulmanos para Covadonga. Isto marca o período da Reconquista e Pelágio torna-se o Rei das Asturias, declarando a independência da região, se tornando um território livre e cristão.

Ano 778 – Carlos Magno no intuito de proteger a França dos Mouros, tenta fazer um acordo com Asturias, mas não consegue e fatalmente morre atacado pro Mouros no caminho de volta.

Ano 814 – Um outro monge também chamado Pelágio, encontra os restos mortais de Santiago.(segundo a lenda e nada pode comprovar tal fato.) Muitos falam também que Pelágio teve visões de luzes no local onde estariam os restos mortais de Santiago.

Ano 840 – Marca o inicio das peregrinações , onde Santiago começa a ser considerado o protetor dos Cristãos. Nomeado por alguns de “mata Mouros”.

Anos de 866 e 910 – Em lugar da capela de Pedra, erguida sobre o túmulo de Santiago, o Rei das Asturias ordena a construção de uma Igreja maior.

No ano de 950 – Um bispo francês faz peregrinação a Compostela inaugurando um gesto que seria repetido por séculos e por outras tantas autoridades, como:

Santa Isabel de Portugal – 1326 e Francisco de Assis – 1213.

No século X – Acelerado crescimento dos territórios cristãos na Península Ibérica e novos reinos.

No século XI – por todo o caminho, começam construções de Igrejas, Mosteiros, albergues de estilo romântico que representavam o Ideal cristão. Reis , Rainhas, Monges …começam a oferecer proteção aos Peregrinos, assim como, infra – estrutura, conservação de estradas e pontes.

Em 1.126 – Primeiro ano em que foi dado o perdão aos peregrinos. desde então 6, 5, 6, 11 anos (o ato se repete).

em 1.128 a belíssima Catedral ficou pronta.

Em 1.139 – Um sacerdote francês escreve o primeiro guia do caminho.

Desde o século XIII a XV foram registrados mais de 500 mil peregrinos x ano.

E desde então são tantos relatos, histórias incríveis , filmes , documentários. Certamente o tipo de viagem que não importa de onde você inicie, ou como termine. Há sempre alí algo a se aprender, superar , viver ou reviver.

Saiba Mais sobre os caminhos, mapas e etc:

https://vivecamino.com/pt/rotas/

CURIOSIDADE:

A Concha ou Vieira

Constitui por excelência um dos símbolos do Caminho de Santiago. Existe uma grande variedade de opiniões sobre a origem da integração da concha como símbolo das peregrinações a Santiago. A concha passou a chamar-se Concha de Santiago porque quando os peregrinos chegavam a Santiago de Compostela recebiam um pergaminho e colocava-se sobre o chapéu ou sobre a capa um concha que, entre outras coisas, demonstrava a sua presença em Santiago de Compostela. Servia também como amuleto de justificação no regresso dos peregrinos à sua terra de origem provando assim a realização de um mérito pessoal. Tempos houve em que a comercialização das conhas fora da cidade de Santiago de Compostela foi proibida sob ameaça de excomunhão por parte da Igreja Católica. Nos dias de hoje é comum ver-se peregrinos com este elemento simbólico nas suas mochilas ou nas bagagens das bicicletas embora, por desconhecimento, a vieira deveria ser adquirida uma vez chegando a Santiago de Compostela e dando por concluído o seu Caminho.

Mais fotos De Santiago de Compostela:

Se estás hospedado no Porto e quer fazer um passeio(de dia inteiro) em grupo para conhecer a famosa Catedral, viver um pouco da sua história, ou queres um roteiro/motorista!

Ou peça seu orçamento: reservas@portoroutes.com

Nossa cliente Laborênia no seu passeio em Grupo, desde o Porto-Portugal para Santiago.

Muitos peregrinos começam o caminho desde a cidade do Porto. Podemos observar principalmente pela orla da Foz, Matosinhos e Leça da Palmeira, passando pelos passadiços das praias.

Depois de entender a história a emoção muda totalmente, o olhar para as viagens se torna mais profundo e entendedor… O Norte de Portugal e a Galícia(vizinhos) carregam histórias incríveis, paisagens únicas e por isso os roteiros que partem daqui são cheios de valor e carregados de emoção! Por isso optar por fazer passeios bem estruturados, com boa logística, guia e compartilhados, pode ser uma excelente opção para quem esteja em Lisboa ou Porto. Temos muitas e muitas soluções para sua viagem por Portugal!

Super legal e recomendo esse Vídeo sobre o Caminho Português da Costa:

Turismóloga e Especialista em Operações Turísticas há mais de 15 anos. Conhece mais de 30 países, morou em Doha por 5 anos e atualmente reside em Portugal. Representante Oficial da Mundo Ásia Tours em Português e Criadora e escritora da Take a Break & Viaje Consultoria e Porto Routes – receptivo em Portugal.

https://www.linkedin.com/in/karolina-maia-20003033/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s