ponte D. Luís I

A nossa “Ponte Eiffel” – Curiosidades sobre a Ponte Luiz I – Porto Portugal

O verdadeiro nome da ponte mais instagramável da Europa é (Luís I) e não, como popularmente é chamada, D. Luís I. Uma questão sentimental das pessoas locais da cidade do Porto parece estar na origem do nome pelo qual é vulgarmente conhecida. Independentemente do nome, ela constitui um ex-libris da cidade e está incluída na zona classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996. A obra foi adjudicada em 21 de Novembro de 1881 à empresa Société Willebreck, de Bruxelas, de que era administrador Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, e autor do projecto da nova ponte. 

Gustave Eiffel, o seu discípulo Seyrig e a Ponte Luís I :

Gustave Eiffel, professor e mestre de Seyrig, começou por ser o mentor da Ponte mais emblemática do Porto. As relações profissionais entre ambos estreitaram-se e surgiu a oportunidade de mestre e discípulo trabalharem em conjunto. Seyrig idolatrava o seu mestre, mas isso não impedia de discordar em ideias e conceitos. Assim, com o passar do tempo, a relação deteriorou-se: Seyrig defendia que a ponte deveria ter essencialmente uma estrutura imperial e Eiffel defendia uma estrutura minimalista. As obras começaram nesse mesmo ano e desenrolaram-se até 1887. Desta divergência, o discípulo acabaria por sair vitorioso. Contudo, a Eiffel não lhe agradava o facto de partilhar créditos ou direitos de autor das obras e, por isso, o afastamento foi inevitável. Conclusão: dois génios, uma obra-prima…

Obras:

Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro linear de viga. Em  30 Outubro  de 1886 terminam os trabalhos de construção do arco e do tabuleiro superior; a 31 Outubro de 1886 inaugura-se o tabuleiro superior da ponte e em 1887 dá-se a inauguração do tabuleiro inferior, e assim ficam concluídas as obras da nova ponte. Foi uma ponte com portagem (cinco reis por pessoa) instituída, um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de Novembro de 1886 e que só deixariam de ser cobradas a 1 de Janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois. Alguns dados: Arco com 172 m, Tabuleiro superior com 392 m de comprimento e o inferior com 174 m de comprimento.

Curiosidades

Havia uma  Ficha 1/2 centavo (1913). Para pagamento da portagem na Ponte Luiz I.

  Fontehttp://portoarc.blogspot.pt/2013/04/28-ribeiras-e-pontes-iii.htmlhttp://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=60&t=92353

Sabia que a Ponte Luís I já foi a mais longa do Mundo?

Com 395 metros de comprimento e 8 metros de largura, esta ponte foi distinguida como sendo a ponte com o mais longo arco de ferro do Mundo, ainda no ano da sua inauguração. Hoje em dia este mesmo título pertence a pontes na China.

Paira um fantasma sobre a Ponte Luís I….

Próximo dos pilares da atual Ponte Luís I, ainda continuam visíveis alguns vestígios da antiga ponte pênsil ou D. Maria II que ali estava localizada. O período de funcionamento da antiga ponte situa-se entre 1843 e 1887.

A Ponte ontem

A Ponte Luis I hoje:

A Ponte é dos monumentos mais lindos, impressionantes, resistentes e cheio de história da cidade do Porto. Ela simboliza elo, força, encanto, solução e nos apresenta a cidade de maneira genuína tanto a partir de cima quanto de baixo. A noite, ela é simplesmente encantadora com suas luzes amareladas a refletir no Rio Douro, ou mesmo ao entardecer, quando seus tons ficam dourados como o sol.

Eu, sinceramente, prefiro ela à Torre Eiffel. Apesar de serem coisas distintas, a ponte parece aos olhos além de mais útil, mais impressionante, mais ampla e diz muito sobre a história de um povo tão, tão especial.

A Porto Routes tem orgulho de ter na marca esse elo, esse símbolo, esse monumento, e é aqui (proximo a Ponte) que nossos walking tours começam e terminam. É aqui que apresentamos a cidade como tem que ser, sem esquecer da Foz, do Palácio de Cristal, dentre tantos lugarezinhos especiais que temos aqui.

Caso queira saber mais sobre nossos tours personalizados e nossos produtos turísticos em Portugal. Escreva-nos:

reservas@portoroutes.com
Consultora de Viagens Especialista em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.