OS PASSADIÇOS DO PAIVA – Passeio Privativo desde o Porto
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. São 8 km que proporcionam um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.
Reserve seu passeio conosco e aprecie da melhor maneira o Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.
PERCURSO
Partida: Areinho / Espiunca
Distância a Percorrer: 8700m (linear)
Duração Média: 2h e 30m
Nível de Dificuldade: Alto
Desníveis: Acentuados
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito: Desportivo, Cultural, Ambiental e Paisagístico
Época aconselhada: Todo o Ano
Passagem por Geossítios: Garganta do Paiva (G36); Cascata das Aguieiras (G35); Praia Fluvial do Vau (G30); Gola do Salto (G31); Falha de Espiunca (G32)
Gestão e Manutenção: Município de Arouca
A MAIOR PONTE PEDONAL DO MUNDO

Os Passadiços do Paiva voltaram a ser distinguidos com o prémio de Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo. Os World Travel Awards, conhecidos como os Óscares do turismo, reconheceram já por diversas vezes este incrível percurso em Portugal, mas mesmo com os prémios, as autoridades locais nunca deixaram de querer mais e de inovar.
Agora, portugueses, turistas e entidades que escolhem os mais importantes prémios mundiais vão ter mais um motivo para visitar a região: a maior ponte pedonal suspensa do mundo está a nascer em Arouca e fica pronta já em julho, devendo abrir pouco depois.
Segundo a “Rádio Comercial” a citar a Lusa, a nova ponte até já tem nome: é designada de “516 Arouca” por ter uma extensão de 516 metros.
A estrutura tem ainda um vão de cerca de 480 metros e fica 175 metros acima do rio Paiva. Está construída junto aos Passadiços do Paiva, de onde já se pode apreciar a construção que será certamente uma das principais atrações turísticas do distrito de Aveiro.
Atualmente, a “516 Arouca” já tem visível quase todo o gradeamento metálico que permitirá percorrê-la a pé, tornando a estrutura mais estável em condições de vento forte. Depois de ficar pronta em julho, vai continuar inacessível ao público “até que se defina o seu modelo concreto de funcionamento”.
A estrutura é cofinanciada pelo programa PROVERE, do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) Norte 2020. O custo da obra é de cerca de 1,7 milhões de euros.
PASSEIO DESDE O PORTO – BATE E VOLTA AOS PASSADIÇOS COM OPCIONAL (ALMOÇO TÍPICO)
Nosso passeio inclui:
- Traslado em transporte confortável (credenciado)- ida e volta – desde a cidade do Porto ou Gaia (Consultar desde outras cidades)
Motorista à disposição – 7 horas ou mais
- Orientação para inicio e término dos percursos
- Reserva e Tickets de entrada para os Passadiços – antecedência mínima 48 horas
- Com tempo livre podemos fazer breve para no centro da cidade de Arouca na volta.
- Opcional Almoço – temos ótimas indicações de restaurantes para provar a tradicional carne arouquesa para agregar mais a sua experiência.
- Opcional Jipe 4×4 para um dos trechos.
VALOR A PARTIR DE 55 EUROS POR PESSOA / MINIMO 2 PESSOAS
NOSSO PASSEIO COM DRONE VÍDEO:
Regras COVID – 19 – Atualizado em 19 Julho
Reabertura Passadiços do Paiva – Regras a observar pelos visitantes
- Medição da temperatura à entrada. No caso de a medição da temperatura corporal revelar febre, aconselha-se o visitante a ligar para a Linha Saúde24 808 24 24 24 e seguir as instruções;
- Higienização regular das mãos e aquando da entrada nos Passadiços. Os visitantes devem fazer-se acompanhar de doseador individual de álcool gel para higienização das mãos ao longo do percurso;
- Cumprimento das regras de etiqueta respiratória;
- Evitar apoio nas superfícies (ex. corrimãos);
- Uso de máscara nas seguintes situações:
- Aquando da validação dos bilhetes (entrada e saída dos Passadiços);
- Acesso aos WC’s;
- Situações de eventual interação com terceiros;
- Recomendação de não deslocação aos Passadiços se estiverem doentes ou em contacto com um caso confirmado de COVID-19 ou ainda se estiveram numa área com transmissão comunitária ativa, nos últimos 14 dias;