Azulejos em Portugal

10 motivos para conhecer o Porto e região em Portugal

Motivos não Faltam para escolher o Porto como a cidade preferida de Portugal e aqui eu te explico e provo porquê! Vamos lá?

1 . O Porto é a cidade mais verde de Portugal:

“O Porto com 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes é oficialmente coroada a cidade mais verde de Portugal”, indica a Holidu. O Parque da Cidade do Porto é considerado “o maior e mais popular parque da cidade do país e único da Europa que termina na areia da praia ” com mais de 80 hectares de terreno. Além dos parques são muitos jardins, alguns com vistas para o Rio Douro como os Jardins do Palácio de Cristal, muitas praças arborizadas, avenidas arborizadas, na primavera um simples passeios as ruas torna-se um verdadeiro espetáculo com tantas cores, camélias, magnólias, e , para quem gosta de arte ao ar livre ainda há o super, lindo e maravilhoso Serralves com eventos, exposições, dentre outras atrações.

2. O Rio, Ribeiras e Praias Fluviais do Porto – Orlas de Rio que viram Mar através das orlas de Praia – Gaia e Matosinhos

As grandes cidades na Europa, e no mundo, cresceram em torno de rios, por uma questão lógica, terras férteis e transporte. Mas aqui no Porto, o nosso rio não é um Rio qualquer, é o rio Douro vulgo “(RioD’Ouro)” preciosíssimo, no link inserido conto-lhes porquê, ele começa na Espanha e termina aqui, na belíssima região da Foz do Rio Douro onde podemos apreciar um dos anoiteceres mais lindos da Europa, o Sol cai entre o Rio e o Atlântico, com gaivotas a sinalizar o espetáculo . Depois como se não bastassem as ribeiras de Rio que tem suas orlas com barzinhos com música ao vivo, restaurantes, lojinhas, essas mesmas orlas em algum momento, do lado de Gaia ou do lado do Porto viram orlas marítimas, com esplanadas à beira mar e ciclovias, ou seja, não falta lazer, vistas e entretenimento por aqui, e isso é viver bem e em contato com a natureza.

Sobre as Praias Fluviais, só posso dizer-lhes que para mim, como brasileira, foi uma novidade daquelas “super maravilhosa”, as praias fluviais se assemelham à lagos, nunca havia vivido nada igual, as praias fluviais em sua época balnear (Junho-Setembro), tem cores fantásticas, são estruturadíssimas com salva-vidas, lanchonetes, áreas demarcadas de segurança, tons de verde e azul se confundem, e o melhor (temperaturas de água melhores que a do mar, zero vento, não há ondas, algumas até tem uma espécie de “Aqua Park” para os miúdos e outras como a praia da Lomba possuem imensas atividades de esportes (Stand Up, canoagem e etc). Sem falar que é a melhor época para navegar pelo Douro e aqui pela Porto Routes conseguimos umas lanchas privadas ou passeios regulares, basta que nos enviem um emailzito ou chamem aí no whatsapp. Segue as minhas preferidas aqui do Porto ! link inserido.

3. O Vinho e Arredores do Porto

Quem nunca ouviu falar no vinho do Porto? Pois bem, é uma região fantástica pela produção de vinhos, sem dúvida, apesar de que o vinho do Porto é envelhecido em Gaia(aqui ao lado, faz parte da Grande Porto), vem lá da região do Douro (encima ) Régua, Pinhão e etc…, mas não importa, aqui há meia hora, temos também a famosa região dos vinhos verdes, e pouca gente fala disso não é, afinal vinho verde, tinto, branco, do porto, a gente bebe e bebe bem em qualquer lugar de Portugal, afinal estamos em um país pequenino e que BEBE vinho demasiado. Pois é… mas o que eu quero dizer-lhes é que para além de beber vinhos do Porto e comprar-lhes a preços muito bons no mercado, também irás poder comprar nos mercados e beber nos restaurantes tintos do Douro (que são meus preferidos) e também os verdinhos, fresquinhos, que caem tão bem com as sardinhas frescas em Junho na altura do São João. Em locais como a Afurada por exemplo poderás almoçar, robalo ou sardinhas frescas assadas na hora com arroz de tomates e um vinho da casa fresquinho verde, maravilhoso, por preços tão bons, e vistas do rio espetaculares, em uma atmosfera de vila de pescadores e simpatia.

Há apenas 30 minutos, em Penafiel, poderás tomar um comboio (trem) e ir a uma das Quintas mais lindas produtoras de Vinho verde, a Quinta da Aveleda, para almoços, piqueniques, petiscos, visitas com provas e harmonizações, dentre outras experiências, nós temos todas elas e teremos prazer em explicar tudinho. Aveleda é daqueles lugares que repetimos sem pensar! Aqui vai algumas fotos:

4 – O Centro Histórico e as atrações Culturais

Em aproximadamente 136 Antes de Cristo. O Porto já era a cidade que deu nome a Portugal, chamada Cale, era uma pequena aldeia celta localizada na desembocadura do Douro onde os romanos construíram um porto, chamado “Portus Cale”, origem do topônimo Portugal.

“Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta cidade do Porto” é seu emblema , bem conhecido por aqui, nós sentimos na pele isso pois a cidade toda em granito, preserva em sua arquitetura monumental toda a história que carrega. Andar pelo centro ou Ribeira do Porto já é a própria experiência cultural e arquitectónica , mas o fato é que nos últimos 5 anos, a cidade ganhou além, dos tradicionais museus que já existiam, vários equipamentos interativos que nos conecta diretamente com a história da cidade de maneira ímpar, temos uma lista deles aqui no site e se quiserem, saber mais podem nos contactar. Também há sempre muitos eventos por aqui que nos conectam diretamente com o que acontece na Europa. A Casa da música é uma das casas de espetáculos mais bonitas e importantes do cenário europeu e há teatros , cinemas, e museus espalhados por toda a cidade.

O colorido das casinhas da Ribeira, em conjunto com seus monumentos históricos à beira rio compõem um cenário único no mundo inteiro, considerado património Mundial pela Unesco desde 1996 , o centro histórico do Porto sem dúvidas é um dos motivos que nos faz sentir sempre turistas em nossa própria morada.

5. As Vistas para o Porto e desde o Porto

Por se tratar de uma arquitectura monumental, e por haver um rio “estreito” mais perto do centro histórico, e pontes , e lados, e serras…Imaginem a quantidade de ângulos. Não é à toa que há 3 anos atrás (pré-pandemia) o Porto foi considerada a cidade mais instragramável do mundo, risos. A Ponte Luiz I que tem dois andares, proporciona vistas espetaculares, depois temos o metrô que passa por cima dela que permite mais vistas, depois na cidade alta do lado de Gaia vemos o Porto todo e do lado do Porto avistamos a muralha fernandina e Gaia. Embaixo, vistas também, com reflexos mais para o rio. Na zona do Freixo, há outras vistas e outras pontes. Indo para a Foz, nas esplanadas e em alguns restaurantes a vista é para o mar e também para a Afurada (Gaia), do mesmo jeito que quem está lá do outro lado vê a Foz … Em Gaia as esplanadas tem vistas para o mar e para o pôr do sol incríveis, em Leça da Palmeira, igual. Por isso e muito mais, por aqui não irão faltar vistas arrebatadoras, fotos arrebatadoras e corações despedaçados de tanta beleza. Navegando então as vistas são panorâmicas não perca os nossos cruzeiros e packs conjugados com Cave.

6. Transportes Públicos no Porto

Eu sou usuária dos transportes públicos, por vezes complemento com Uber, confesso, mas porque me sai mais barato que a tarifa de um bilhete de autocarro por exemplo. Se escolhes bem a zona onde vais morar ou alojar-se não há necessidade de estar de carro no Porto. Uma curiosidade para quem não sabe é que por aqui temos um autocarro regular (500) de 2 andares com vistas panorâmicas, que se tens um cartão (ANDANTE) carregado, podes usar também para o funicular dos guindais, e também para os elétricos (trenzinhos). Tudo se conecta se tens um cartão andante, e é uma maneira muito mais divertida de conhecer a cidade quando usas o metrô e passas por cima de uma ponte lá no alto, caminhas um pouco, pegas um autocarro, sobe um funicular, apanha um elétrico ou um autocarro panorâmico, não é mesmo?

7. A cordialidade do Portuense

Como imigrante há cinco anos em Portugal, vivendo cá no Porto, nunca tive nenhum experiência negativa e aqui no Porto , em especial, sinto os portuenses como pessoas gentis, tranquilas, orgulhosas de sua cidade, justas, reservadas, cordiais e honestas. Fico feliz e honrada de saber que vivo em uma cidade onde seus filhos são orgulhosos e muito conhecedores de sua história, gostaria mesmo que na minha cidade natal no Brasil ocorresse o mesmo.

8. Infra-Estrutura , Exportações da região e Aeroporto

O Porto e a Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo territorial da Região do Norte (que tem uma área de 21 278 km² — ou seja, 24% do Continente — e uma população de 3 689 609 habitantes , correspondendo, em termos populacionais, a 37% de Portugal Continental e a 35% do Estado-nação português e sendo, portanto, a região mais populosa (NUTS II) de Portugal). A Área Metropolitana do Porto é a parte mais industrializada da Região do Norte, na zona litoral, onde se localiza a maioria dos mais importantes grupos económicos do país, tais como a Altri, o Grupo Amorim/Corticeira Amorim, o Banco BPI, a BIAL, a EFACEC, a Frulact, a Lactogal, o Millennium BCP, a Porto Editora, a Sonae, a Unicer ou o Grupo RAR. A Associação Empresarial de Portugal está sediada no Porto. A Região do Norte é a única região portuguesa que exporta mais do que importa.

O Porto e o território circundante, denominado Grande Porto, é o espaço urbano mais relevante, em termos socioeconómicos, da Região do Norte e da Eurorregião da Galiza-Norte de Portugal, servido por acessos modernos, via aérea (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Aeródromo Municipal da Maia e Aeródromo da Costa Verde – Espinho[5]), via ferroviária (Estação Ferroviária de Porto-Campanhã), via marítima (Porto de Leixões e Marina ‘Porto Atlântico’[6]) e via fluvial (Marina do Freixo[7] e Marina ‘Douro-Marina’[8]), com uma mobilidade metropolitana assegurada pelo Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, pela CP-Comboios de Portugal, bem como por várias empresas privadas de autocarros.

O aeroporto do Porto tem ligações com os principais destinos europeus, seja pelas companhias low cost ou pelas regulares. Sem escalas é possível ir para o leste da Europa, Escandinávia, Reino Unido e, claro, os vizinhos mais próximos, como Espanha e França.Se você pretende viajar para fora do espaço europeu também existem voos diretos que ligam o Porto ao Marrocos, Estados Unidos e Brasil, por exemplo. Apesar de ser um aeroporto pequeno se comparado aos principais terminais europeus, tem uma ampla oferta de voos e destinos.
Mas não só de viagens para o exterior é composta a rota, além de Lisboa, o Aeroporto do Porto tem ligação direta com Faro e as ilhas da Madeira e Açores. Ou seja, é o ponto de partida para explorar o país e conhecer as regiões mais distantes de Portugal.

9. Gastronomia local e internacional no Porto

De 5 anos para cá no quesito gastronomia internacional o Porto ganhou muitíssimos pontos. Há de tudo por aqui, bem como restaurantes estrelados. E em termos de gastronomia local, tenho que confessar minha preferência é pela considerada “maior sala de jantar do país” que a zona de Matosinhos .

“Nesta cidade com aroma a maresia, localizada no distrito da cidade do Porto, pode se encontrar uma vasta quantia de restaurantes desde tasquinhas a restaurantes de requinte da maior qualidade. Daí Matosinhos ter sido distinguida como o maior cluster europeu de restaurantes por cada metro quadrado contando, assim, com 600 restaurantes que primam a gastronomia portuguesa, preparando as iguarias com o maior cuidado e amor. Fazendo com que milhares de turistas e conterrâneos se desloquem de propósito a Matosinhos para saborear o seu peixe e marisco.Em cada rua, é possível sentir-se o cheiro a peixe grelhado que nos faz ficar com água na boca e querer experimentar. Podem ser saboreados uma vasta gama de peixe e marisco, desde a conhecida sardinha, ao bacalhau, ao tamboril, ao polvo, à lagosta, entre muitos outros. O que os distingue? A sua frescura. O peixe e marisco chegam, diariamente, das lotas de Matosinhos e Angeiras.”

Há festivais gastronómicos, a comida do mar é sempre fresca, tudo gira em torno da comida, se vens a Portugal vais perceber isto, fala-se de comer o tempo todo porquê é difícil que haja algo ainda melhor para fazer do que não comer tudo de bom que há por aqui, quem para cá vem morar, deve IMEDIATAMENTE, matricular-se em uma academia(ginásio) pois moderação em vinhos, petiscos e etc, vai ser mesmo muito dificil por aqui.

10. Segurança= Piqueniques e Turismo em casa

Eu sempre digo uma frase desde que cheguei aqui: a minha melhor varanda é a varanda da minha cidade, pois a minha cidade é a minha casa. Por acaso não tenho varanda no meu apartamento, mas em 700 metros estou perto de um parque, e isso me deu motivação para adquirir um cesto para piqueniques bem giro(legal), comprar rede na decatlon para pendurar nas árvores, um balanço de madeira para meu filho, tapete para grama, porta vinho térmico, dentre outras coisas. A gente monta a estrutura e chama os amigos(as), e assim levamos nossos dias de sol por aqui, à beira rio ou mar nos dias de calor(verão), ou nos parques verdes à sombra. Ter a oportunidade de simplesmente pegar os transportes públicos em segurança e sem lotação, ajustar rotas, conhecer a história do novo país que escolhemos para viver através das atrações, museus, exposições. Observar a dinâmica do dia-dia, participar dos eventos , feiras, ler um livro no parque que foi criado para que o silêncio também pudesse existir ali, no meio da cidade. Ser feliz com o simples, com o simples ser feliz! Sem muitas firulas, morar no Porto é bom demais… não é interior, nem é magalópole, tem paz, metrô,eventos,museus, praia, muitos shoppings, segurança, rio, centro histórico, gente educada, natureza e inspiração que me fez clicar essas 1000 fotos para vocês, criar a Porto Routes e escrever esse texto que poderia ter mais uns 1000 motivos.

I love Porto , haja o que houver! Para sempre minha cidade amiga!

Stela Maia – Em 9 fevereiro de 2022.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.